quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A Música Como Instrumento Incentivador No Processo Ensino E Aprendizagem

A música desfrutou lugar nas antigas escolas dos profetas, no tempo de Samuel e Davi e mesmo nos séculos posteriores, os principais assuntos nessas escolas eram a Lei de Deus, com a instrução dada a Moisés, a história sacra, a música sacra e a poesia. Através dos tempos, tem sido inegável o papel da música como um dos fatores na formação do homem.
Desde pequeno, ou até mesmo antes de nascer, dentro do útero materno, a criança é sensível ao ambiente sonoro e responde a isso através de movimentos corporais. O ambiente sonoro, assim como a presença da música em diferentes e variadas situações do cotidiano fazem com que os bebês e as crianças iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva.
O aprendizado da música envolve a constituição do sujeito musical, a partir da constituição da linguagem da música. O uso dessa linguagem irá transformar esse sujeito, tanto no que se refere a seus modos de perceber, suas formas de ação e pensamento, quanto em seus aspectos subjetivos. Em conseqüência, transformará também o mundo deste sujeito, que adquirirá novos sentidos e significados, modificando também a própria linguagem musical. (FONTERRADA, apud LOUREIRO, 2003, p.114)
Usando a música como um meio de incentivar criança aprende brincando; pois ela pode por meio de cantigas e ações, aprender que alegrias e tristezas, conquistas e perdas, coragem, medo e dificuldades podem ocorrer, mas que também podem ser superadas. Segundo pesquisas realizadas, ela faz parte do desenvolvimento global que possibilita a criança a usar toda a sua capacidade para uma aprendizagem de acordo com o seu ritmo. Além disso, ela auxilia no desenvolvimento e aperfeiçoamento da:
Socialização;
Alfabetização;
Inteligência;
Capacidade inventiva;
Expressividade;
Coordenação motora e tato fino;
Percepção sonora;
Percepção espacial;
Raciocínio lógico e matemático;
Estética.

Ainda segundo pesquisas, o objetivo central da Educação Musical é a educação pela Música, englobando vários aspectos do desenvolvimento humano, como:

Desenvolvimento da expressão artística e expressiva da criança.
A educação musical é mais uma forte ferramenta na construção de argumentos que a criança tem para expressar suas idéias.

Desenvolvimento do sentido estético e ético.
Pretende-se através da música resgatar o sentido do belo e do justo em relação às atitudes e valores. 

Desenvolvimento da consciência social e coletivo-ética.
A criança quando estuda música em conjunto pode tornar-se mais comunicativa, conviver o tempo inteiro com regras de socialização, aprender a respeitar o tempo e a vontade do outro, criticar de forma construtiva, ter disciplina, ouvir e interagir com o grupo. 

Desenvolvimento da aptidão inventiva e criadora.
A educação musical poderá proporcionar à criança a descoberta das linguagens sensitivas e do seu próprio potencial criativo, tornando-a capaz de criar, inventar e reinventar o mundo que a rodeia.

Busca de equilíbrio emocional
A música sendo profundamente mobilizadora, poderá ajudar a refletir pelo próprio sentimento gratificante que a beleza provoca.

Reconhecimento dos valores afetivos
Considerando que cantar é uma experiência desinibidora, a criança poderá sentir-se mais relaxada com a música; um estado emocional ideal para usar criatividade sem censura e medo de errar.