quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ESCOLA EM TEMPO AMPLIADO

Oportunizar novas experiências de aprendizagem e, com isso, acabar com o tempo ocioso de meninos e meninas. Esse é um dos principais objetivos do projeto “Escola em tempo ampliado”, desenvolvido pela Escola de Ensino Fundamental Laércio Wilson, localizada no bairro do Curuçambá, em Ananindeua.
Com quase dois anos de existência, o projeto atende cerca de 400 crianças e adolescentes, com idade entre oito e 16 anos, da 1ª a 8ª série da escola. Na iniciativa, que funciona sobre a supervisão de seis coordenadores, os alunos têm a oportunidade de participar de aulas de música e reforço escolar nas disciplinas de português e matemática. “O que nós queremos é oportunizar formas autênticas de aprendizado para eles”, diz uma das coordenadoras do projeto, a professora Ana Soares Farias.

Nas aulas de música, meninos e meninas aprendem canto coral, no qual o coro, inclusive, já fez apresentações em vários eventos, além de aulas de percussão, grupo conhecido também como “Bate lata”, em que eles tocam instrumentos feitos a partir de materiais recicláveis. O projeto oferece ainda aulas de flauta e violão aos alunos. Segundo o coordenador e professor de música da unidade, Mário Mouzinho, todas as aulas são contextualizadas com ritmos regionais. “Os alunos têm um contato com a música popular brasileira e, ao mesmo tempo, essas músicas são incorporadas aos ritmos locais, como landú, carimbó, entre outros”, explica Mouzinho.

Para Mário, os alunos estão cada vez mais envolvidos com a música, o que tem influenciado no rendimento escolar e até na própria vontade do aluno de estar na escola. “A arte faz as pessoas refletirem sobre elas e sobre o mundo em que vivem. Por isso, ela se torna um importante aliado da educação”, diz o professor, que espera que o trabalho musical com as crianças resulte em diversas apresentações pela Região Metropolitana de Belém (RMB).

EXPERIÊNCIA

“Acho muito interessante essa oportunidade, pois antes eu ficava na rua sem fazer nada, e agora posso ficar aqui aprendendo coisas novas”, diz o aluno Moacir Miranda, de 14 anos, que participa das aulas de flauta e violão há um ano. O adolescente revela que o projeto fez com que ele gostasse mais das disciplinas escolares. “A iniciativa me ajudou a melhorar as minhas notas. Tenho tido mais prazer de ir para a escola agora”, afirma o jovem.

A iniciativa, que funciona no turno oposto ao que os alunos estudam, também oportuniza aulas de reforço de português e matemática. Além disso, durante os finais de semana, são realizadas aulas de capoeira na instituição. “Esse projeto tem a missão de dar novas experiências de aprendizado e, com isso, trazer uma complementação a mais para a formação dos alunos”, diz Ana.

Para a professora, o “Escola em tempo ampliado” despertou nos alunos uma mudança de comportamento. “Eles têm tido um interesse maior pela aprendizagem e houve uma melhora no comportamento social deles, sem contar que o rendimento escolar melhorou consideravelmente”, relata ela.

Ana Farias revela que, por conta dos resultados positivos, o projeto foi incorporado ao programa do Governo Federal, “Mais Educação”, que tem a finalidade de ampliar o tempo e espaço educacional dos alunos da rede pública. Um dos objetivos do programa é minimizar a evasão e a repetência escolar por meio de práticas esportivas, culturais, educacionais, de lazer, de educação ambiental e direitos humanos. O “Mais Educação” objetiva ainda qualificar a experiência educativa de crianças e jovens das escolas públicas de ensino fundamental.